segunda-feira, 11 de maio de 2009

O que é o espiritismo?

O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações.

Embora a maioria dos praticantes espiritistas não trabalhem seu aspecto científico, este é o que dá segurança e firmeza a fé dos espíritas, pois, a Doutrina ensina que “Fé inabalável só é aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade“.

Não admite fé cega, aquela que é baseada na doutrina do “porque sim”, e orienta a fé raciocinada.

Mas há quem afirme, equivocadamente, que a Ciência não aceita o Espiritismo e até que o Espiritismo vai de encontro a Ciência. É um absurdo. O respeito do Espiritismo para com a Ciência é tão grande que quando a Doutrina veio ao mundo, por obra dos Espíritos, o seu codificador, altamente inspirado, afirmou, com o aval dos próprios Espíritos Superiores: “Se algum dia a Ciência comprovar que a Doutrina está errada em algum ponto, cumpre ao espírita abandonar esse ponto equivocado e seguir a orientação da Ciência“.

http://duplavista.com.br/arquivo/o-que-e-espiritismo

Um comentário:

  1. Aqui sim, atenderam à proposta do item em relação à fundamentação filosófica.

    ResponderExcluir